MUSIC-IMAGE-lugar-ao-som

Lugar ao Som

sexta-feira, outubro 20, 2006

John Denver

John Denver and the Muppets - Poems, prayers and promises



Um dos mais conhecidos e estimados artistas, Henry John Deutschendorf Jr. nasceu em Roswell,no New Mexico, em 31 de Dezembro de 1943.
Filho de um oficial da Força Aérea, o seu caminho artístico principiou após a mudança da família para Tucson, no Arizona, onde, com 11 anos, lhe foi oferecida a guitarra de uma avó.
Aprendendo a tocar, John juntou-se a um coro masculino até que aos 20 anos se dispôs a seguir uma carreira musical.
Aclamado internacionalmente como escritor de canções, intérprete, actor, ambientalista e humanitário, a sua música espalhou-se ao longo de três décadas, sobrevivendo a múltiplas tendências musicais e coleccionado prémios e galardões, tendo em 1996 sido nomeado para o Songwriter’s Hall of Fame depois de em 1993 ter ganho o prestigioso Albert Schweitzer Music Award.
Em 1963, John mudara-se para Los Angeles com o propósito de ester no coração da florescente cena musical da época. E foi então que, pressionado pelos amigos, passou a usar o nome artístico de John Denver, provavelmente como homenagem à capital do Colorado, estado vizinho do seu estado natal do New Mexico.
Vocalista do popular Mitchell Trio, John ganhou, digamos, direito à sua independência quando a sua canção “Leaving On A Jet Plane” foi gravada pelos
Peter, Paul and Mary, tornando-se o 1º e único número 1 em vendas do famoso trio.
Menos de dois anos após a dissolução do Mitchell Trio, John subia ao galarim com êxitos como “Take Me Home, Country Roads,” “Rocky Mountain High,” “Sunshine On My Shoulders,” “Annie’s Song,” “Back Home Again,” “Thank God I’m A Country Boy,” and “Calypso,” – solidificando a sua posição como um das primeiras estrelas da década.
As digressões em concerto chegaram globalmente a milhões de pessoas. O mundo abraçou Denver e este obteve 14 álbuns de ouro e 8 de platina nos Estados Unidos, assim como numerosas vendas de ouro e platina fora do país.
Por alturas do seu terceiro álbum, em 1970, as inclinações políticas e sociais do compositor-intérprete começaram a ser mais nítidas. “Whose Garden Was This?” foi a primeira de uma longa série de canções com preocupações ambientais.
Em 1985 foi convidado pela Soviet Union of Composers para actuar na U.Soviética, dando força à internacionalmente aplaudida canção “Let Us Begin (What Are We Making Weapons For)”.
Uma versão isolada e única desta canção foi gravada em Moscovo num dueto com o grande cantor russo Alexander Gradsky. Foi a primeira vez que as qutoridades soviéticas permitiram que um artista do país gravasse um disco com um grande intérprete americano. O video de “Let Us Begin” emocionou espectadores em todo o mundo.
O êxito desta visita abriu caminho para uma digressão pela U.S. em 1986. Uma troca cultural sem precedentes.
E em 1987, John regressou à URSS para um concerto de beneficência em favor das vítimas de Chernobyl.
Denver foi também o primeiro ocidental a fazer uma digressão inter-cidades na China, em Outubro de1992.
Em 1994 publicou uma autobiografia, “Take Me Home”.
E em 12 de Outubro de 1997, a tragédia aconteceu quando o seu avião experimental se despenhou.
John Denver tinha então apenas 53 anos.


Texto de Jorge G

Posted by Jorge P. Guedes : sexta-feira, outubro 20, 2006 : 0 Comments

Comentar / Ler Comentários

---------------oOo---------------