MUSIC-IMAGE-lugar-ao-som

Lugar ao Som

sábado, outubro 14, 2006

Ney Matogrosso - Um artista de palco




Ney Matogrosso já cantava em corais em Brasília, onde era funcionário público, em 64. Chamado por amigos para fazer alguns espectáculos, por a sua voz ser diferente, nunca havia pensado em na profissionalização.
Mudou-se para o Rio, onde foi viver da venda de artesanato. Tornou-se amigo de Luli, que convencida do talento de Ney apresentou-o ao músico João Ricardo, que estava a formar um grupo e precisava de uma voz aguda masculina. Nascia, assim, a banda "Os Secos & Molhados."

O grupo arrasou com os convencionalismos da música popular brasileira. Com as caras eos corpos pintados, esgotaram o stock para vendas do primeiro disco com "O Vira", de Luli e João Ricardo. As pessoas estranhavam aquilo tudo, masrendiam-se ao canto agudo e atraente de Ney Matogrosso.

Depois de uma zanga com João Ricardo, Ney separa-se do grupo e faz o seu primeiro disco a solo, técnico e nervoso, que obteve vendas inexpressivas.
Grava então "Bandido" - onde finalmente é reconhecida a sua carreira a solo. O público fã de Ney duplicou e não era só a juventude que assistia aos seus shows. Todas as faixas etárias reunidas o aplaudiam em pé - e a partir desse disco, Ney foi consagrado como o maior ShowMan brasileiro.

Hoje, tantos anos depois, Ney raramente se apresenta coberto de pinturas e fantasias - já não se preocupa em esconder a face - doce, sério e suave, é hoje o grande "Pescador de Pérolas" da MPB, o falcão que ascendeu aos céus.

Jorge G

Posted by Jorge P. Guedes : sábado, outubro 14, 2006 : 5 Comments

Comentar / Ler Comentários

---------------oOo---------------