MUSIC-IMAGE-lugar-ao-som

Lugar ao Som

quinta-feira, agosto 17, 2006

O PIANO

Um Bechstein de 1896
Photobucket - Video and Image Hosting

É um instrumento musical de corda percutida. Define-se deste modo porque produz som quando as cordas, esticadas e presas a uma estrutura de madeira ou metal, são tocadas, percutidas, por um batente designado por martelo que as faz vibrar.
O piano é semelhante ao cravo e ao clavicórdio. Os três diferem no mecanismo de produção do som.
Enquanto no cravo as cordas são apenas beliscadas e no clavicórdio são percutidas por martelos que se mantêm em contacto com elas, no piano o martelo ressalta de imediato após o contacto com as cordas, permitindo assim que estas vibrem livremente.

Piano é a abreviatura de pianoforte, palavra que se mantem na Língua italiana para o designar.
A propósito, a invenção do pianoforte é atribuída a um fabricante de cravos de Florença, Bartolomeo Cristofori.
Sabe-se que este, em finais do séc. XVII, inventou um cravo que tocava suavemente, piano, e também fortemente.
Daí a sua actual designação.
O grande passo dado por Cristofori foi o de resolver pela primeira vez o problema mecânico essencial: fazer com que os martelos tocassem nas cordas e se retirassem imediatamente para não abafarem o som produzido.
Datam do 2º decénio do séc. XVIII os pianos mais antigos que ainda existem.
Instrumento fundamental para a música ocidental, especialmente a chamada clássica e o jazz, tem sido usado por inúmeros compositores, muitos dos quais igualmente pianistas, para comporem as suas obras.
Grandes pianistas foram Mozart, Beethoven , Chopin, Lizt e o polaco Władysław Szpilman,de origem judaica, o qual em 1945, pouco depois do fim da guerra escreveu um relato da sua sobrevivência em Varsóvia. O livro foi publicado na Polónia, com o título Śmierć Miasta (Morte de uma Cidade) e foi bastante censurado pelas autoridades comunistas às quais não agradavam as perspectivas de Szpilman sobre a guerra. Foram obviamente vendidos poucos exemplares.
Só em 1988 o livro foi republicado, tendo Roman Polanski em 2002 realizado um filme sobre o mesmo. Ambos intitulados “O pianista”.



Jorge P.G. 17-08-2006


Posted by Jorge P. Guedes : quinta-feira, agosto 17, 2006 : 1 Comments

Comentar / Ler Comentários

---------------oOo---------------